terça-feira, 10 de março de 2015

formula mágica da paz

"Essa porra é um campo minado, quantas vezes eu pensei em me jogar daqui?..."

Sim, realmente essa porra toda da qual chamamos de vida é uma merda de um campo minado e se não tomarmos cuidado, cada passo explode uma nova bomba. Inúmeras vezes pensamos em jogar tudo pro alto em busca dos nossos sonhos, mas acabamos deixando pra lá ao lembrarmos dos pesadelos que eles podem se tornar e das certezas das quais nem sempre vale a pena deixarmos pra trás em troca de correr riscos que nem sabemos ao certo se queremos correr.
Uma das coisas que deviam ser ensinadas as crianças na escola (principalmente nas públicas) é que nada da vida adulta é o que parece, que nada será fácil e que mais iremos apanhar da vida do que qualquer outra coisa. Esta matéria poderia se chamar Realidade e deveria ser apresentada durante o ensino médio, naquela fase em que o adolescente tem a plena convicção de que o universo gira ao seu redor e de que tudo o que ele precisa fazer é desafiar e contestar tudo e todos a sua volta.
Acho que essa matéria poderia muito bem substituir química, física, biologia ou até trigonometria, porque não? Principalmente pelo fato de que muitas escolas públicas mal tem professores dessas matérias disponíveis, mas enfim, o que a sociedade de consumo que conhecemos espera da escola é que realmente ela desenvolva jovens cordeiros, que não contestem seus paradigmas e nem se interessem em saber como funciona o mercado, o sistema político e todas as outras coisas que fazem a grande engrenagem da qual fazemos parte funcionar dia a dia sem uma única interrupção. Ou vocês acham que existe outra explicação para no terceiro ano do ensino médio termos aulas de trigonometria e não de matemática financeira?
Entramos na vida 'adulta' sem saber nada sobre juros, impostos, política e civilidade. Se você tem estrutura familiar para aprender isso durante os seus vinte e poucos anos, ótimo. Caso contrário, boa sorte.
Crescemos achando que nos tornaremos adultos como um passe de mágica ao completarmos 18 anos e qual não é a nossa surpresa quando nos deparamos com as contas a pagar, com os custos envolvidos na manutenção de um lar, de uma família, na criação de um filho? Não a toa diversas pesquisas tem surgido nos últimos anos dizendo que na verdade a vida adulta começa por volta dos 25 anos. Não sei se essas pesquisas referem-se ao Brasil, mas pelo momento que o mundo vive, duvido que isso seja exclusivo de nosso país.
Enfim, esse pequeno texto demorou quase um ano pra ficar pronto e tem continuação...

"... Eu vou procurar, eu sei que vou encontrar..."

Nenhum comentário: